O regime permanente de teletrabalho vai permitir que os servidores tenham acesso a todas as ferramentas e sistemas utilizados diariamente para a execução de suas funções. Para que isso ocorra tranquilamente, sem interrupção ou sobrecarga nas redes de internet, a área de Tecnologia da Informação separou algumas dicas para otimizar o trabalho, que também valem para o trabalho presencial:

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Prodam, está utilizando a rede de acesso restrito VPN – Virtual Private Network. Para ter esse acesso é necessário solicitar à sua equipe de TI.

Após a autorização, o servidor receberá todas as instruções de suas equipes para a instalação do sistema em seu computador ou notebook. Caso tenha autorização, acesse o guia de configurações da VPN.

Para manipular alguns documentos, como planilhas em Excel, não há necessidade de estar conectado o tempo todo à VPN. O documento pode ser trabalhado fora e, quando finalizado, poderá retornar ao sistema.

Se a principal utilização é o e-mail, dê preferência ao acesso externo, via Webmail. A recomendação, para utilizar a ferramenta, é acessar pelos navegadores Internet Explorer ou Mozilla Firefox. Este acesso é ideal para respostas rápidas a e-mails recentes.

Alguns sistemas da Prefeitura de São Paulo não precisam do acesso via rede para sua funcionalidade. É o caso do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, que pode ter acesso seguro fora da rede.

Caso não tenha essa permissão, acesse a página do SEI e saiba como solicitar o seu cadastro.

Confira alguns materiais e cursos que poderão te ajudar na utilização do sistema:

Para auxiliar na realização de videoconferências e reuniões virtuais, a Prodam e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – SMIT disponibilizaram a ferramenta Teams, tecnologia da empresa Microsoft. 

Todos os servidores em regime de teletrabalho estão cadastrados na plataforma. Para a inclusão de outros servidores, é necessário encaminhar solicitação para a equipe de TI local de sua Secretaria ou Subprefeitura.

Como a ferramenta funciona?
A Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho. Confira o manual de primeiros passos para instalação e o guia rápido de utilização.

Informações importantes

  • Dependendo do horário, o sistema pode apresentar inconsistências e prejudicar o andamento da reunião. Para evitar a interrupção, e percebendo que a conexão está mais lenta, desligue a câmera e utilize apenas o áudio. Verifique em sua unidade os horários mais utilizados e tente agendar em outro período em que a rede esteja mais livre. Assim, a velocidade ficará mais rápida e a reunião produtiva. Realizar reuniões fora destes horários pode otimizar o acesso ao aplicativo e evitar quedas de conexão.

Tutoriais
Confira, abaixo, alguns vídeos que vão te auxiliar na utilização do Teams:

A maioria dos órgãos da Prefeitura utilizam as redes sociais para divulgar suas ações e publicar vídeos com informações institucionais. A sugestão é que essas plataformas sejam navegadas fora do sistema, evitando sobrecarga e quedas na rede.

Suporte

Está com dificuldades no acesso a algum sistema e precisa de suporte?
Entre em contato com a equipe de Tecnologia da Informação de sua Unidade.